A constituição discursivo-gramatical da construção (X)VS em inglês como L2: indícios de formação da interlíngua

Autores

  • Roberto de Freitas Junior UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v19i36.32987

Palavras-chave:

Ensino de língua. Análise linguística. Português brasileiro. Inglês.

Resumo

A pesquisa trata da transferência de uma estratégia pragmático-discursiva do PBpara o discurso acadêmico escrito de inglês como L2 (EL2): o uso da ordenação verbo-sujeito(VS). Nossa finalidade foi analisar, descrever e explicar ocomportamento discursivo e gramatical dessa oração, via manipulação empírica de dados,considerando-se suas características estruturais e informacionais.A principal hipótese era a de que esta seria uma construção de naturezadiscursiva transferida da L1 com adaptações sintáticas relacionadas à L2. Esta integraçãoresultaria em uma estrutura atípica nos dois sistemas e serviria de indício favorável aoconceito de interlíngua e a hipótese do período sensível.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto de Freitas Junior, UFRJ

Graduado em Português/Inglês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), especialista em língua inglesa pela PUC-Rio, mestre em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, doutor em linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor nesta mesma instituição. Coordenador do curso de Letras e do Instituto Superior de Ensino (ISE) da FGS, revisor editorial da Revista da Gama e Souza, professor e sócio-coordenador do Centro de Cultura Anglo Americana (unidade Bonsucesso - RJ), colaborador do grupo de pesquisa Discurso & Gramática (D&G/UFRJ) e professor do curso de especialização em Língua Inglesa da UNIABEU. Área de atuação: Linguística, com ênfase em Linguística Funcional e Aquisição de inglês como L2, atuando principalmente nos seguintes temas: aquisição, funcionalismo, ordem VS, transitividade e estrutura informacional.

Downloads

Publicado

2014-07-23

Como Citar

de Freitas Junior, R. (2014). A constituição discursivo-gramatical da construção (X)VS em inglês como L2: indícios de formação da interlíngua. Gragoatá, 19(36). https://doi.org/10.22409/gragoata.v19i36.32987

Edição

Seção

Artigos de Linguagem