LITERATURA, HUMANIDADE, HUMANIZAÇÃO: A PLENITUDE DA CONDIÇÃO HUMANA

Autores

  • Arnaldo Vianna Neto Universidade Federal Fluminense - UFF

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v19i37.32995

Palavras-chave:

Humanidades, Humanização, Leitor, Literatura, Universidade

Resumo

Aborda-se neste artigo o ensino de literatura no Brasil no âmbito de uma releitura contemporânea da complexa rede de relações tecida em torno das situações educativas que compõem o sistema educacional brasileiro. Nesse sentido, destaca-se a importância da reelaboração de determinados conceitos cuja leitura não pode ser outra senão a da complexidade e do inacabamento, como os de humanização, humanidade e literatura, entre outros. Destaca-se também a necessidade de multiplicação de políticas institucionais visando a reunir a população de profissionais da educação e estudantes brasileiros em torno de um programa nacional de revisão do contexto educativo. Nesse quadro, inscreve-se uma avaliação do desempenho da universidade no que se refere à repercussão da investigação acadêmica nas práticas de ensino, no processo de elaboração curricular, na reformulação de projetos curriculares dos diversos sistemas educacionais e programas de ensino de instituições educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arnaldo Vianna Neto, Universidade Federal Fluminense - UFF

Arnaldo Rosa Vianna Neto, Professor Adjunto de Literatura Francesa, Literaturas Francófonas (Quebec, Antilhas, Magreb) e Língua Francesa da Universidade Federal Fluminense (UFF), D.E., é Pós-Doutor em Literatura Comparada, com Projeto de Pesquisa financiado por Bolsa de Pós-Doutorado Júnior (PDJ) do CNPq, em 2006, com renovação em 2007, desenvolvido junto ao Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas da UFRJ ; Doutor em Letras, com Doutorado em Literatura Comparada, realizado no âmbito do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense (UFF), financiado por Bolsa de Estudos do CNPq para Doutorado (1999 a 2003) ; Doutorado-Sanduíche em Literatura Comparada na Université du Québec à Montréal (UQÀM), financiado por Bolsa do Programa de Doutorado no País com Estágio no Exterior (PDEE), da CAPES (2002) ; Mestre em Letras, com Mestrado em Literaturas Francófonas, realizado no âmbito do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense (UFF), financiado por Bolsa de Estudos da CAPES (1996 a 1998) ; Especialista em Língua Francesa e Literaturas Francófonas, com curso realizado no âmbito do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense, financiada pela CAPES (1995).

Downloads

Publicado

2014-12-19

Como Citar

Vianna Neto, A. (2014). LITERATURA, HUMANIDADE, HUMANIZAÇÃO: A PLENITUDE DA CONDIÇÃO HUMANA. Gragoatá, 19(37). https://doi.org/10.22409/gragoata.v19i37.32995

Edição

Seção

Artigos de Literatura