LITERATURA, HUMANIDADE, HUMANIZAÇÃO: A PLENITUDE DA CONDIÇÃO HUMANA
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/gragoata.v19i37.32995Mots-clés:
Humanidades, Humanização, Leitor, Literatura, UniversidadeRésumé
Aborda-se neste artigo o ensino de literatura no Brasil no âmbito de uma releitura contemporânea da complexa rede de relações tecida em torno das situações educativas que compõem o sistema educacional brasileiro. Nesse sentido, destaca-se a importância da reelaboração de determinados conceitos cuja leitura não pode ser outra senão a da complexidade e do inacabamento, como os de humanização, humanidade e literatura, entre outros. Destaca-se também a necessidade de multiplicação de políticas institucionais visando a reunir a população de profissionais da educação e estudantes brasileiros em torno de um programa nacional de revisão do contexto educativo. Nesse quadro, inscreve-se uma avaliação do desempenho da universidade no que se refere à repercussão da investigação acadêmica nas práticas de ensino, no processo de elaboração curricular, na reformulação de projetos curriculares dos diversos sistemas educacionais e programas de ensino de instituições educacionais.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.