O SUJEITO LEITOR E SUA CONDIÇÃO HUMANA NA ABORDAGEM DO TEXTO LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.22409/gragoata.v19i37.32998Palavras-chave:
Ensino de literatura, Sujeito leitor, Sequência didáticaResumo
O artigo tem a finalidade de discutir algumas questões relacionadas ao fracasso do ensino da literatura na escola, notadamente para adolescentes, observando que o padrão tradicional pode e deve ser substituído por uma abordagem do texto literário que priorize o envolvimento do sujeito leitor com sua leitura pessoal, que valorize suas impressões da leitura empreendida, à luz das novas teorias ainda tributárias da estética da recepção. Para ilustrar a proposta, apresenta-se uma sequência didática, que pode ser adequada ao trabalho docente, mesmo que ele ainda se prenda aos programas tradicionais vigentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.