O SUJEITO LEITOR E SUA CONDIÇÃO HUMANA NA ABORDAGEM DO TEXTO LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO

Auteurs

  • Hiudéa Tempesta Rodrigues Boberg Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Rafaela Stopa Universidade Estadual do Norte do Paraná

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v19i37.32998

Mots-clés:

Ensino de literatura, Sujeito leitor, Sequência didática

Résumé

O artigo tem a finalidade de discutir algumas questões relacionadas ao fracasso do ensino da literatura na escola, notadamente para adolescentes, observando que o padrão tradicional pode e deve ser substituído por uma abordagem do texto literário que priorize o envolvimento do sujeito leitor com sua leitura pessoal, que valorize suas impressões da leitura empreendida, à luz das novas teorias ainda tributárias da estética da recepção. Para ilustrar a proposta, apresenta-se uma sequência didática, que pode ser adequada ao trabalho docente, mesmo que ele ainda se prenda aos programas tradicionais vigentes.

 

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Bibliographies de l'auteur

Hiudéa Tempesta Rodrigues Boberg, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Possui mestrado e doutorado em Letras / Literaturas de Língua Portuguesa, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Assis. É professora Associada no Centro de Letras, Comunicação e Artes da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP / campus de Jacarezinho, onde lecionou Prática de Ensino de Literatura I e II e Literatura Portuguesa I e II na graduação, além de ministrar a disciplina Metodologia de Ensino de Literatura e Métodos e Técnicas de Pesquisa em Letras na pós-graduação lato sensu. É líder do Grupo de Pesquisa Literatura e Ensino, desenvolvendo projeto de pesquisa que aborda principalmente os seguintes temas: concepções sobre o ensino de literatura, levantamento de dados e análises sobre este ensino e propostas de intervenção pedagógica. Estes temas também são objeto de investigação de orientandos de iniciação científica na graduação e orientandos de pós-graduação.

Rafaela Stopa, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Possui graduação em Letras/ Literatura (2005) pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Jacarezinho e especialização em Estudos Linguísticos e Literários (2007) pela mesma instituição. É mestre em Letras (2010) pela UNESP - campus Assis, na linha "Arquivos da memória: fontes e periódicos literários e culturais". É professora assistente do CLCA - Uenp/Campus Jacarezinho e vice-líder do Grupo de Pesquisa "Literatura e Ensino". Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira; literatura e ensino; periódicos do século XIX; crônica; Artur Azevedo.

##submission.downloads##

Publiée

2014-12-19

Numéro

Rubrique

Artigos de Literatura