A TIPOLOGIA DAS QUESTÕES DE LITERATURA NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) E SEUS REFLEXOS PARA O ENSINO DE LITERATURA

Autores

  • Gabriela Fernanda Cé Luft Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Luís Augusto Fischer Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v19i37.33001

Palavras-chave:

Ensino de literatura, Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), formação do leitor

Resumo

Este artigo discute a crise que ameaça, conforme expressão utilizada por Antonio Candido (2004),o “direito à literatura” na sala de aula, ou seja, o processo de desvalorização da literatura como disciplina escolar, formalmente retirada como área de conhecimento do currículo de ensino médio a partir da imposição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como o virtual vestibular único no país. Analisam-se, quantitativa e qualitativamente, as questões de literatura presentes nas provas do Enem realizadas entre 1998 e 2013. Revela-se, com base nos dados levantados, uma tendência a ser combatida, haja vista a gradual perda de espaço da disciplina no exame – e, consequentemente, nos currículos escolares –, a negligência das especificidades do texto literário e a excessiva valorização da leitura funcional, entre outros aspectos. Finalmente, analisam-se as consequências, para o ensino de literatura nas escolas, da adoção do Enem como processo seletivo nacional e, por meio de uma concepção que privilegia a leitura cultural em detrimento da abordagem do texto literário em sua vertente funcional, evocam-se, conforme concepções de Assumção (2013), Candido (2004), Colomer (2007), Giardinelli (2010), entre outros, os valores implicados na difusão da tradição literária.

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Biografia do Autor

Gabriela Fernanda Cé Luft, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

  • Possui graduação em Letras pela Universidade de Passo Fundo (UPF, 2007), mestrado em Letras (área de Estudos Literários, especialidade de Literatura Comparada) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutorado em Letras (área de Estudos Literários, especialidade de Literatura Brasileira) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente, é servidora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), campus Porto Alegre, onde atua como Diretora Adjunta de Pesquisa e Inovação. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, mediação de leitura, formação de leitores e ensino de literatura

Luís Augusto Fischer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Possui graduação em Letras - Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988) e doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Professor de Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: redação, literatura sul-rio-grandense, vestibular, literatura brasileira e formação da literatura brasileira.

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Publicado

2014-12-19

Como Citar

Luft, G. F. C., & Fischer, L. A. (2014). A TIPOLOGIA DAS QUESTÕES DE LITERATURA NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) E SEUS REFLEXOS PARA O ENSINO DE LITERATURA. Gragoatá, 19(37). https://doi.org/10.22409/gragoata.v19i37.33001

Edição

Seção

Artigos de Literatura