A TIPOLOGIA DAS QUESTÕES DE LITERATURA NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) E SEUS REFLEXOS PARA O ENSINO DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.22409/gragoata.v19i37.33001Palavras-chave:
Ensino de literatura, Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), formação do leitorResumo
Este artigo discute a crise que ameaça, conforme expressão utilizada por Antonio Candido (2004),o “direito à literatura” na sala de aula, ou seja, o processo de desvalorização da literatura como disciplina escolar, formalmente retirada como área de conhecimento do currículo de ensino médio a partir da imposição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como o virtual vestibular único no país. Analisam-se, quantitativa e qualitativamente, as questões de literatura presentes nas provas do Enem realizadas entre 1998 e 2013. Revela-se, com base nos dados levantados, uma tendência a ser combatida, haja vista a gradual perda de espaço da disciplina no exame – e, consequentemente, nos currículos escolares –, a negligência das especificidades do texto literário e a excessiva valorização da leitura funcional, entre outros aspectos. Finalmente, analisam-se as consequências, para o ensino de literatura nas escolas, da adoção do Enem como processo seletivo nacional e, por meio de uma concepção que privilegia a leitura cultural em detrimento da abordagem do texto literário em sua vertente funcional, evocam-se, conforme concepções de Assumção (2013), Candido (2004), Colomer (2007), Giardinelli (2010), entre outros, os valores implicados na difusão da tradição literária.
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