A TIPOLOGIA DAS QUESTÕES DE LITERATURA NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) E SEUS REFLEXOS PARA O ENSINO DE LITERATURA
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/gragoata.v19i37.33001Mots-clés:
Ensino de literatura, Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), formação do leitorRésumé
Este artigo discute a crise que ameaça, conforme expressão utilizada por Antonio Candido (2004),o “direito à literatura” na sala de aula, ou seja, o processo de desvalorização da literatura como disciplina escolar, formalmente retirada como área de conhecimento do currículo de ensino médio a partir da imposição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como o virtual vestibular único no país. Analisam-se, quantitativa e qualitativamente, as questões de literatura presentes nas provas do Enem realizadas entre 1998 e 2013. Revela-se, com base nos dados levantados, uma tendência a ser combatida, haja vista a gradual perda de espaço da disciplina no exame – e, consequentemente, nos currículos escolares –, a negligência das especificidades do texto literário e a excessiva valorização da leitura funcional, entre outros aspectos. Finalmente, analisam-se as consequências, para o ensino de literatura nas escolas, da adoção do Enem como processo seletivo nacional e, por meio de uma concepção que privilegia a leitura cultural em detrimento da abordagem do texto literário em sua vertente funcional, evocam-se, conforme concepções de Assumção (2013), Candido (2004), Colomer (2007), Giardinelli (2010), entre outros, os valores implicados na difusão da tradição literária.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.