O "grand tour" e o "risorgimento": imaginários românticos da Itália na literatura francesa

Autores

  • Celina Maria Moreira de Mello Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v17i33.33009

Palavras-chave:

grand tour, descrições picturais, risorgimento, romantismo francês

Resumo

Neste ensaio, serão comentados alguns relatos de escritores-viajantes franceses do século XIX, que, na tradição do grand tour, descrevem, em quadros textuais e ecfrasis, um imaginário de beleza plástica voltado para cenas e paisagens italianas. Destacam-se em algumas passagens de Voyage en Italie, de Chateaubriand, Prome­nades dans Rome, de Stendhal e, da Voyage en Italie, de Théophile Gautier seu contexto histórico relativo às lutas pela unificação da Itália, observando-se a construção de um olhar sobre o outro, de acordo com diferentes estéticas, neoclássica, moderna e romântica, diversos gêne­ros picturais, pintura de história, cenas de gênero e paisagens e gêneros literários: carta e memórias, guias e narrativas jornalísticas de viagem. Para enfatizar a relação entre imaginários pinturescos da arte e da literatura e a projeção de espaços políticos, é feito o contraponto com um olhar “outro”, o de George Sand e Alexandre Dumas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celina Maria Moreira de Mello, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

É professora titular de Língua e Literatura Francesas da Universida­de Federal do Rio de Janeiro, atua no Programa de Pós-graduação em Letras Neolatinas. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq com o projeto Le Monde dramatique; imprensa, imagens e imaginários do palco romântico. Atualmente exerce a função de Co­ordenadora dos Cursos de Pós-graduação do Centro de Letras e Ar­tes da UFRJ e de editora da Revista Interfaces. Coordena os grupos de pesquisa PRISMA (UFRJ) e, juntamente com o Professor Pedro Paulo Catharina, o grupo ARS, Arte, Realidade, Sociedade (FBN). É membro do GT de Teoria do Texto Poético da ANPOLL, e do Conse­lho Interdisciplinar de Pesquisa e Editoração da Fundação Biblioteca Nacional. Publicou, entre outros ensaios, pela editora 7Letras, A lite­ratura francesa e a pintura (2004).

Downloads

Publicado

2012-12-31

Como Citar

Mello, C. M. M. de. (2012). O "grand tour" e o "risorgimento": imaginários românticos da Itália na literatura francesa. Gragoatá, 17(33). https://doi.org/10.22409/gragoata.v17i33.33009

Edição

Seção

Artigos de Literatura