O "grand tour" e o "risorgimento": imaginários românticos da Itália na literatura francesa
DOI:
https://doi.org/10.22409/gragoata.v17i33.33009Palavras-chave:
grand tour, descrições picturais, risorgimento, romantismo francêsResumo
Neste ensaio, serão comentados alguns relatos de escritores-viajantes franceses do século XIX, que, na tradição do grand tour, descrevem, em quadros textuais e ecfrasis, um imaginário de beleza plástica voltado para cenas e paisagens italianas. Destacam-se em algumas passagens de Voyage en Italie, de Chateaubriand, Promenades dans Rome, de Stendhal e, da Voyage en Italie, de Théophile Gautier seu contexto histórico relativo às lutas pela unificação da Itália, observando-se a construção de um olhar sobre o outro, de acordo com diferentes estéticas, neoclássica, moderna e romântica, diversos gêneros picturais, pintura de história, cenas de gênero e paisagens e gêneros literários: carta e memórias, guias e narrativas jornalísticas de viagem. Para enfatizar a relação entre imaginários pinturescos da arte e da literatura e a projeção de espaços políticos, é feito o contraponto com um olhar “outro”, o de George Sand e Alexandre Dumas.
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