O "grand tour" e o "risorgimento": imaginários românticos da Itália na literatura francesa
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/gragoata.v17i33.33009Mots-clés:
grand tour, descrições picturais, risorgimento, romantismo francêsRésumé
Neste ensaio, serão comentados alguns relatos de escritores-viajantes franceses do século XIX, que, na tradição do grand tour, descrevem, em quadros textuais e ecfrasis, um imaginário de beleza plástica voltado para cenas e paisagens italianas. Destacam-se em algumas passagens de Voyage en Italie, de Chateaubriand, Promenades dans Rome, de Stendhal e, da Voyage en Italie, de Théophile Gautier seu contexto histórico relativo às lutas pela unificação da Itália, observando-se a construção de um olhar sobre o outro, de acordo com diferentes estéticas, neoclássica, moderna e romântica, diversos gêneros picturais, pintura de história, cenas de gênero e paisagens e gêneros literários: carta e memórias, guias e narrativas jornalísticas de viagem. Para enfatizar a relação entre imaginários pinturescos da arte e da literatura e a projeção de espaços políticos, é feito o contraponto com um olhar “outro”, o de George Sand e Alexandre Dumas.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.