Formas ideais: imagens da utopia em "La fièvre d’Ubicande"

Autores

  • André Cabral de Almeida Cardoso Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v17i33.33015

Palavras-chave:

utopia, humanismo, pós-humanismo, cidade, controle social

Resumo

La fièvre d’Urbicande, história em quadrinhos desenhada por François Schuiten e escrita por Benoît Peeters, gira em torno de um fenômeno inexplicável: o surgimento de uma estrutura formada por cubos vazados que se reproduzem e crescem até cobrir a cidade imaginária de Urbi­cande, planejada de acordo com a visão utópica de uma cidade racional, bela e simétrica. Essa estrutura em forma de rede tridimensional acaba por afetar profundamente a vida dos habitantes de Urbicande e põe em cheque o governo autoritário que os controla. Ao transformar as formas de convivência dos habitantes da cidade e estabelecer novas conexões entre eles, a misteriosa estrutura pode ser vista como a encarnação de um desejo utópico alternativo, que se configura como um excesso em relação à ordem vigente da cidade. A rede é essencialmente ambígua: ao mesmo tempo construto artificial e organismo vivo, sólida e intangível, ela se apresenta como um objeto de significado indefinido que estabelece conexões e promove a circulação, se aproximando de visões contemporâneas de utopias pós-humanistas. Por outro lado, preserva valores humanistas, como a noção da essência de um espírito humano. Este artigo discute as tensões geradas pelo confronto entre essas duas visões que a narrativa de La fièvre d’Urbicande tenta conciliar, e sua relação com projetos utópicos mais tradicionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Cabral de Almeida Cardoso, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professor adjunto do Departamento de Letras Estrangeiras Moder­nas na Universidade Federal Fluminense. Tem mestrado em litera­tura brasileira pelo Departamento de Letras da Pontifícia Universi­dade Católica do Rio de Janeiro (1997) e doutorou-se em Literatura Comparada pelo Departamento de Literatura Comparada da New York University (2009). É membro do grupo de pesquisa “Habitando modernidades: (crise da) memória, hierarquias opressivas, utopias possíveis” (Diretório CNPq). Suas pesquisas mais recentes dizem respeito à influência da literatura sentimental no romance brasileiro do século XIX e as representações da utopia na ficção científica con­temporânea.

Downloads

Publicado

2012-12-31

Como Citar

Cardoso, A. C. de A. (2012). Formas ideais: imagens da utopia em "La fièvre d’Ubicande". Gragoatá, 17(33). https://doi.org/10.22409/gragoata.v17i33.33015

Edição

Seção

Artigos de Literatura