Formas ideais: imagens da utopia em "La fièvre d’Ubicande"

Auteurs

  • André Cabral de Almeida Cardoso Universidade Federal Fluminense (UFF)

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v17i33.33015

Mots-clés:

utopia, humanismo, pós-humanismo, cidade, controle social

Résumé

La fièvre d’Urbicande, história em quadrinhos desenhada por François Schuiten e escrita por Benoît Peeters, gira em torno de um fenômeno inexplicável: o surgimento de uma estrutura formada por cubos vazados que se reproduzem e crescem até cobrir a cidade imaginária de Urbi­cande, planejada de acordo com a visão utópica de uma cidade racional, bela e simétrica. Essa estrutura em forma de rede tridimensional acaba por afetar profundamente a vida dos habitantes de Urbicande e põe em cheque o governo autoritário que os controla. Ao transformar as formas de convivência dos habitantes da cidade e estabelecer novas conexões entre eles, a misteriosa estrutura pode ser vista como a encarnação de um desejo utópico alternativo, que se configura como um excesso em relação à ordem vigente da cidade. A rede é essencialmente ambígua: ao mesmo tempo construto artificial e organismo vivo, sólida e intangível, ela se apresenta como um objeto de significado indefinido que estabelece conexões e promove a circulação, se aproximando de visões contemporâneas de utopias pós-humanistas. Por outro lado, preserva valores humanistas, como a noção da essência de um espírito humano. Este artigo discute as tensões geradas pelo confronto entre essas duas visões que a narrativa de La fièvre d’Urbicande tenta conciliar, e sua relação com projetos utópicos mais tradicionais.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Biographie de l'auteur

André Cabral de Almeida Cardoso, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professor adjunto do Departamento de Letras Estrangeiras Moder­nas na Universidade Federal Fluminense. Tem mestrado em litera­tura brasileira pelo Departamento de Letras da Pontifícia Universi­dade Católica do Rio de Janeiro (1997) e doutorou-se em Literatura Comparada pelo Departamento de Literatura Comparada da New York University (2009). É membro do grupo de pesquisa “Habitando modernidades: (crise da) memória, hierarquias opressivas, utopias possíveis” (Diretório CNPq). Suas pesquisas mais recentes dizem respeito à influência da literatura sentimental no romance brasileiro do século XIX e as representações da utopia na ficção científica con­temporânea.

##submission.downloads##

Publiée

2012-12-31

Numéro

Rubrique

Artigos de Literatura