Contribuições para a elaboração de testes psicolinguísticos: construção de uma lista de sentenças

Autores

  • Maity Siqueira UFRGS
  • Maitê Gil UFRGS
  • Tamara Melo UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v15i29.33078

Palavras-chave:

lista de sentenças, cuidados metodológicos, psicolinguística, metáfora.

Resumo

Neste artigo, são descritos dois estudos que visam à verificação de variáveis psicolinguísticas de uma lista de 135 sentenças envolvendo material linguístico metafórico e não metafórico. A noção de metáfora aqui adotada parte da perspectiva da Linguística Cognitiva, mais especificamente da Teoria da Metáfora Conceitual (LAKOFF e JOHNSON, 1980). O Estudo I (n=200) busca averiguar a existência de uma correlação entre a convencionalidade de mapeamentos conceituais metafóricos primários e a familiaridade das expressões linguísticas metafóricas derivadas desses mapeamentos. O Estudo II (n=316) objetiva verificar o grau de familiaridade, alerta e valência das sentenças que compõem a lista, as quais tiveram tamanho e complexidade sintática previamente controlados. A partir da lista de sentenças aqui elaborada, pretende-se contribuir para a construção de testes psicolinguísticos com material metafórico e não metafórico envolvendo as variáveis apresentadas ao longo dos estudos. Dessa forma, os resultados dos cuidados metodológicos descritos ao longo do artigo podem ser aplicados não só no âmbito da linguística, mas também em estudos de interface entre a linguagem e outras funções cognitivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maity Siqueira, UFRGS

Psicóloga, mestre e doutora em Letras. Professora adjunta da UFRGS, onde atua no Programa de Pós-graduação em Letras. Publicou Metaphor identification in a terminological dictionary ( Iberica, v.17, 2009), em coautoria com Almeida, Brangel e Hubert, e A especificidade semântica como fator determinante na aquisição de verbos ( Psico, v.39, 2008), em coautoria com Tonietto, Villavicencio, Parente e Sperb.

Maitê Gil, UFRGS

Graduada em Letras pela UFRGS, é mestranda em Linguística Aplicada na mesma Universidade. Publicou Metáfora e cultura: uma interface entre a Linguística e a Antropologia (Antares, v.2, 2009), em coautoria com Siqueira e Parente.

Tamara Melo, UFRGS

Graduada em Letras pela UFRGS e mestranda em Teoria e Análise Linguística na mesma universidade. Tem no prelo a comunicação Controle de variáveis em um teste psicolinguístico, a ser publicada nos Anais do III Congresso Internacional sobre Metáfora na Linguagem e no Pensamento (Fortaleza, Universidade Federal do Ceará), em coautoria com Siqueira.

Downloads

Publicado

2010-12-30

Como Citar

Siqueira, M., Gil, M., & Melo, T. (2010). Contribuições para a elaboração de testes psicolinguísticos: construção de uma lista de sentenças. Gragoatá, 15(29). https://doi.org/10.22409/gragoata.v15i29.33078

Edição

Seção

Artigos de Linguagem