Contribuições para a elaboração de testes psicolinguísticos: construção de uma lista de sentenças
DOI:
https://doi.org/10.22409/gragoata.v15i29.33078Palavras-chave:
lista de sentenças, cuidados metodológicos, psicolinguística, metáfora.Resumo
Neste artigo, são descritos dois estudos que visam à verificação de variáveis psicolinguísticas de uma lista de 135 sentenças envolvendo material linguístico metafórico e não metafórico. A noção de metáfora aqui adotada parte da perspectiva da Linguística Cognitiva, mais especificamente da Teoria da Metáfora Conceitual (LAKOFF e JOHNSON, 1980). O Estudo I (n=200) busca averiguar a existência de uma correlação entre a convencionalidade de mapeamentos conceituais metafóricos primários e a familiaridade das expressões linguísticas metafóricas derivadas desses mapeamentos. O Estudo II (n=316) objetiva verificar o grau de familiaridade, alerta e valência das sentenças que compõem a lista, as quais tiveram tamanho e complexidade sintática previamente controlados. A partir da lista de sentenças aqui elaborada, pretende-se contribuir para a construção de testes psicolinguísticos com material metafórico e não metafórico envolvendo as variáveis apresentadas ao longo dos estudos. Dessa forma, os resultados dos cuidados metodológicos descritos ao longo do artigo podem ser aplicados não só no âmbito da linguística, mas também em estudos de interface entre a linguagem e outras funções cognitivas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.