Linguística Aplicada como lugar de construir verdades contingentes: sexualidades, ética e política

Autores

  • Luiz Paulo da Moita Lopes UFRJ

Palavras-chave:

Contingência. Epistemologia. Política. Sexualidades. Ética. Letramentos escolares

Resumo

Ao entender que as chamadas verdades epistemológicas são contingentes, este artigo argumenta em favor da necessidade inescapável de fazer pesquisa e fazer política, conjuntamente, em pesquisa aplicada no campo da linguagem, para dar conta das mudanças que enfrentamos na vida social contemporânea, que se torna cada vez mais igualmente contingente. Esta argumentação é ilustrada com meu percurso investigativo sobre questões referentes à construção discursiva das sexualidades em contextos de letramentos escolares. São ressaltados os ganhos éticos, epistêmicos e políticos dessa posição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Paulo da Moita Lopes, UFRJ

Professor Titular da UFRJ, Ph D em Linguística Aplicada pela Universidade de Londres, pesquisador do CNPq e do Programa Cientistas do Nosso Estado da FAPERJ. Seus últimos livros publicados se intitulam Identidades Fragmentadas (Mercado de Letras), Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar (Parábola) e Performances (ContraCapa).

Downloads

Publicado

2009-12-30

Como Citar

Lopes, L. P. da M. (2009). Linguística Aplicada como lugar de construir verdades contingentes: sexualidades, ética e política. Gragoatá, 14(27). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33105

Edição

Seção

Artigos de Linguagem