“Tudo que é sólido desmancha no ar”: sobre o problema do popular na linguagem

Autores

  • Anna Christina Bentes Unicamp

Palavras-chave:

Sociolingüística. Linguagem popular. Estilos linguísticos

Resumo

Este trabalho tem como objetivo principal elaborar algumas reflexões iniciais sobre o problema de quais critérios devem ser considerados quando tratamos de aspectos de uma fala definida como popular. Para tanto, apresentamos uma breve articulação entre postulações da história social e da sociolinguística sobre as relações entre língua(gem) e classe social e exemplificamos, com a análise de falas de um artista popular em diferentes contextos (público e privado), que as complexas relações entre determinados traços linguísticos e a posição enunciativa do sujeito são caracterizadoras da natureza popular dessas falas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anna Christina Bentes, Unicamp

Professora de Sociolinguística e Linguística Textual do Departamento de Linguística da Unicamp. Organizadora de vários livros e de revistas científica. Autora de diversos artigos publicados em livros e periódicos nacionais relacionados aos seguintes temas de pesquisa: gêneros, interações e estilos e registros linguísticos. A tualmente, é coordenadora do Centro de Pesquisa Margens, do Instituto de Estudos da Linguagem, e do Grupo de Trabalho de Linguística de Texto e Análise da Conversação da ANPOLL. É membro do conselho editorial de várias revistas científicas e coordena o Conselho Editorial da Área de Linguagem da Cortez Editora.

Downloads

Publicado

2009-12-30

Como Citar

Bentes, A. C. (2009). “Tudo que é sólido desmancha no ar”: sobre o problema do popular na linguagem. Gragoatá, 14(27). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33109

Edição

Seção

Artigos de Linguagem