Entre o poder e o dever: fatores intervenientes na expressão da modalidade nos discursos de posse presidencial

Autores

  • Marize Mattos Dall’Aglio-Hattnher UNESP

Palavras-chave:

Modalidade deôntica. Modalidade volitiva. Discurso político. Funcionalismo

Resumo

O presente trabalho analisa os discursos de posse dos presidentes do Brasil eleitos no período de 1990 a 2007, buscando demonstrar as determinações do contexto de interação sobre a expressão das modalidades deôntica e volitiva. Nessa análise são apontadas as semelhanças no uso devidas à posição do sujeito enunciador e as diferenças devidas às especificidades de cada contexto de interação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marize Mattos Dall’Aglio-Hattnher, UNESP

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP, onde também atua como professora. Ph D em Linguística pela State University of New York at Buffalo. É membro titular do Conselho da Functional Grammar Foundation. Atualmente é pós-doutoranda da Uninversity of Amsterdam. Atua principalmente em pesquisa nos seguintes temas: funcionalismo, modalidade e evidencialidade, com vários capítulos e artigos publicados nessa área.

Downloads

Publicado

2009-12-30

Como Citar

Dall’Aglio-Hattnher, M. M. (2009). Entre o poder e o dever: fatores intervenientes na expressão da modalidade nos discursos de posse presidencial. Gragoatá, 14(27). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33111

Edição

Seção

Artigos de Linguagem