El otro exílio de Eva: imaginario y representación de la mujer negra en la poesía negra hispanoamericana

Autores

  • Prisca Agustoni de Almeida Pereira UFJF

Palavras-chave:

Gênero. Representação. Ideologia. Poesia hispânica. Negritude

Resumo

O outro exílio de Eva: imaginário e representação da mulher negra na poesia negra hispanoamericana

Nesse trabalho é considerada a produção poética do movimento literário do Caribe hispânico da poesia negra desde uma perspectiva que se preocupa com a representação de uma nova mulher negra e mestiça ali apresentada. A análise tende a mostrar que, apesar do esforço realizado pelos poetas em introduzir na poesia personagens negras observadas desde o contexto que lhes é próprio, a representação da mulher permanece fiel à ideologia patriarcal subjacente.

---

Artigo em espanhol.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Prisca Agustoni de Almeida Pereira, UFJF

Mestre em Literatura Hispanoamericana e Estudos de Gênero pela Universidade de Genebra (2002), é doutora em Letras (Literaturas de Língua Portuguesa) pela PUC-MG (2007) e prepara um novo doutorado em Literatura Comparada na Universidade de Genebra. É professora adjunta do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da UFJF. Publicou os artigos “Os espelhos da alteridade em Luísa, filha de Nica, de Orlanda Amarílis” (Abril - Revista do Núcleo de Estudos de Literatura Portuguesa e Africana – NEPA, 2009), e “Um corpo que oscila: performance, tradição e contemporaneidade na poética de Ricardo Aleixo” (Estudos de literatura brasileira contemporânea, 2009). Sua tese de doutoramento, intitulada O Atlântico em movimento: travessia, trânsito e transferência de signos entre África e Brasil na poesia contemporânea de língua portuguesa recebeu o Prêmio Capes de Tese 2007.

Downloads

Publicado

2009-12-30

Como Citar

Pereira, P. A. de A. (2009). El otro exílio de Eva: imaginario y representación de la mujer negra en la poesía negra hispanoamericana. Gragoatá, 14(27). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33112

Edição

Seção

Artigos de Linguagem