Imaginário e representação na memória coletiva das vozes em latim dos benditos populares

Autores

  • Lucrécio Araújo de Sá Júnior IFRN

Palavras-chave:

Interação. Performance. Memória. Benditos

Resumo

Este estudo reflete sobre a interação social através das vozes que entoam o canto popular religioso denominado bendito. Essa perspectiva encontra em Bakhtin orientação teórica para análise, uma vez que o referido autor vincula as interações verbais às interações sociais mais amplas, relacionando a noção de “interação” não apenas com as situações face a face, mas às situações enunciativas, aos processos dialógicos. Assim, a concepção de linguagem como comunicação social aqui ultrapassa o âmbito meramente pessoal, ultrapassa o conceito psicológico de sujeito, voltando-se para os mecanismos de constituição e determinação das condutas humanas, que estão baseadas nas condições materiais e ideológicas de vida em sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucrécio Araújo de Sá Júnior, IFRN

Professor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Doutorando em Ciências da Linguagem pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFPB, sob orientação da professora Beliza de Arruda Mello, com estágio na Universidade de Lisboa, sob supervisão do professor João David Pinto-Correa. Mestre em Filosofia da Linguagem pela UFPB.

Downloads

Publicado

2009-12-30

Como Citar

Sá Júnior, L. A. de. (2009). Imaginário e representação na memória coletiva das vozes em latim dos benditos populares. Gragoatá, 14(27). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33115

Edição

Seção

Artigos de Linguagem