Construções gramaticais e metáfora
Palavras-chave:
Gramática das construções. Metáfora. Construções do Português. Semântica da intensidadeResumo
O presente estudo tem como agenda teórica central a afirmação do papel da metáfora na constituição de padrões construcionais gramaticais de uma língua. A argumentação teórica apresentada, tendo como eixo o paradigma construcionista (Modelos de Uso da Gramática das Construções - GOLDBERG 1995, 2006; CROFT & CRUSE, 2004; LANGACKER, 1999, 2007; SALOMÃO, 2007), busca respaldo em um estudo de caso sobre as Construções Negativas Superlativas de IPNs (CNS) do Português.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.