Questões metodológicas de análise de metáfora na perspectiva da linguística de corpus

Autores

  • Tony Berber Sardinha PUCSP

Palavras-chave:

Linguística de Corpus. Metá¬fora. Metodologias

Resumo

Neste trabalho, são apresentadas maneiras de aplicar a Linguística de Corpus aos estudos de metáfora, com ênfase em questões metodológicas. São enfocadas duas metodologias: corpus-based e corpus-driven. Em relação à metodologia corpus-based, é mostrado o procedimento de seleção de candidatos e de uso do concordanciador. Em relação à metodologia corpus-driven, são discu­tidos os programas KeyWords e o Identificador de Metáforas.

Biografia do Autor

Tony Berber Sardinha, PUCSP

É professor do Depto. de Linguística e do PPG em Linguística Aplicada da PUC-SP, pesquisador do CNPq, parecerista de diversas revistas e membro do comissão executiva da RaAM (Researching and Applying Metaphor) e da ALSFAL (Assoc. de Linguística Sistêmico-Funcional da América Latina). Suas áreas de interesse são a Linguística de Corpus, com especial destaque para o desenvolvimento de ferramentas computacionais para análise de corpora, metáfora, tradução, ensino de línguas, terminologia, linguística sistêmico funcional, entre outras.

Downloads

Publicado

2009-06-30

Como Citar

Sardinha, T. B. (2009). Questões metodológicas de análise de metáfora na perspectiva da linguística de corpus. Gragoatá, 14(26). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33125