Metáfora e metonímia em processos de gramaticalização: o caso do “aí” marcador de especificidade

Autores

  • Maria Alice Tavares UFRN

Palavras-chave:

Metáfora. Metonímia. Gramaticalização. “Aí” marcador de especificidade

Resumo

À luz do suporte teórico da linguística funcio­nal, neste artigo apresento propostas relativas à extensão metafórica e à extensão metonímica de significados em processos de gramaticalização. Mostro evidências de que uma dessas propostas se aplica ao caso da gramaticalização do “aí” como marcador de especificidade em sintagmas nomi­nais indefinidos: a proposta que defende que a ex­tensão metafórica e a extensão metonímica podem ocorrer juntas em processos de gramaticalização. Como marcador de especificidade, “aí” é geral­mente usado quando o falante quer mostrar que a identidade ou propriedades daquilo a que está sendo referido não são relevantes para o ouvinte. Além disso, “aí” pode revelar valoração negativa, qualificando o nome núcleo do sintagma nominal indefinido como sendo algo ruim ou de baixa qualidade. Baseada em propriedades semânticas e pragmáticas de diferentes usos do “aí”, proponho uma trajetória de gramaticalização provavelmente seguida por ele, que parte de significados dêiticos espaciais e chega ao uso como marcador de especifi­cidade em sintagmas nominais indefinidos. Nessa trajetória, extensões metafóricas e metonímicas desempenham um importante papel.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Alice Tavares, UFRN

É professora adjunta III da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e atua nas áreas de Sociolinguística e Teoria e Análise Linguística. Seu interesse principal de pesquisa reside nas relações entre os fenômenos de variação e gramaticalização. Fez mestrado e doutorado no Curso de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina, com um estágio, du­rante o doutorado, na Carnegie Mellon University, nos Estados Unidos. Tem vários artigos e capítulos de livro publicados e é uma das organizadoras do livro Linguística Funcional e Ensino de Gramática, publicado pela EDUFRN.

Downloads

Publicado

2009-06-30

Como Citar

Tavares, M. A. (2009). Metáfora e metonímia em processos de gramaticalização: o caso do “aí” marcador de especificidade. Gragoatá, 14(26). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33126