Isotopia e metaforização textual

Autores

  • Ricardo Lopes Leite UFC

Palavras-chave:

Isotopia. Discurso. Metáfora. Interpretação. Metaforização

Resumo

Este artigo discute o papel da isotopia na me­taforização textual, conforme descrita por Leite (2007). Parte-se da hipótese de que a metaforiza­ção constitui um modo particular de manifestação da metáfora que redimensiona a interpretação para o nível do discurso, para além da palavra e da sentença. A isotopia, por sua vez, funciona como um dispositivo capaz de revelar e reger a coexistência de dois ou mais planos de significa­ção metafóricos no texto durante a interpretação, garantindo, assim, o alçamento da metáfora para o nível discursivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Lopes Leite, UFC

É doutor e Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará. Profes­sor Adjunto do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro dos Grupos de pesquisa Protexto e COLIN (Cog­nição e Linguagem), da mesma instituição. Atualmente, desenvolve pesquisas em Semiótica Discursiva e em aspectos sociocognitivos da metáfora.

Downloads

Publicado

2009-06-30

Como Citar

Leite, R. L. (2009). Isotopia e metaforização textual. Gragoatá, 14(26). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33127