Comunidades rurbanas e conflitos lingüísticos

Autores

  • Maria Cecília Mollica UFRJ
  • Luciana de Mello UFRJ
  • Fernando Loureiro UFRJ
  • Rodrigo Alípio UFRJ

Palavras-chave:

Migração. Comunidades rurbanas. Acomodação e conflito dialetal

Resumo

Neste texto, levantamos algumas questões atinentes ao desenvolvimento de estudos sobre os processos migratórios, no Brasil, nos últimos anos e suas conseqüências lingüísticas. Consideramos três modelos teóricos adequados para se entender a nova configuração das comunidades de fala nos grandes centros urbanos incluindo processos de acomodação dialetal e de conflitos lingüísticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cecília Mollica, UFRJ

Titular em Lingüística da UFRJ. Pesquisadora I do CNPq. Atua no Programa de Pós-Graduação em Lingüística. É coordenadora do PEUL (Programa de Estudos sobre o uso da língua) e líder do Diretório de Pesquisa desse Grupo. É líder do Diretório de Pesquisa LETRAMETO SOCIAL E LETRAMENTO ESCOLAR do Programa de Alfabetização em Espaços Populares, vinculado à PR-5. Autora de vários livros e artigos em Sociolingüística, Teorias Lingüísticas e suas aplicações, em questões que envolvem Alfabetização e EJA. Orientadora de várias teses, dissertações e de bolsistas de IC. Foi Presidente da ABRALIN de 2001 a 2003 e Diretora da Faculdade de Letras da UFRJ, de 2003 a 2005.

Luciana de Mello, UFRJ

É doutoranda em Lingüística (UFRJ), possui mestrado em Lingüística (UFRJ- 2003), especialização em Lingüística indígena pela (UFRJ-1998), graduação em Letras (UFRJ-1998) e Licenciatura (UFRJ-1999). Tem experiência na área de Lingüística e Sociolingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: lingüística, lingüística histórica, variação e línguas de contato.

Fernando Loureiro, UFRJ

Doutor em Lingüística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professor do Programa de Alfabetização da UFRJ para Jovens e Adultos de Espaços Populares (Pró-Reitoria de Extensão/PR-5). Atualmente, desenvolve pesquisas na área de alfabetização e letramento.

Rodrigo Alípio, UFRJ

Mestre em Lingüística (2008), pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente atua como supervisor pedagógico no Programa de Alfabetização da UFRJ para Jovens e Adultos de Espaços Populares, desenvolvendo pesquisa na área de letramento, sociolingüística e acomodação dialetal.

Downloads

Publicado

2008-12-30

Como Citar

Mollica, M. C., de Mello, L., Loureiro, F., & Alípio, R. (2008). Comunidades rurbanas e conflitos lingüísticos. Gragoatá, 13(25). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33142

Edição

Seção

Artigos de Linguagem