Uma proposta de abordagem evolutiva para a mudança lingüística

Autores

  • Raquel Meister Ko. Freitag UFS

Palavras-chave:

Mudança lingüística. Evolução. Biolingüística

Resumo

Neste texto, é apresentado e discutido o modelo da biolingüística, nos termos propostos por Givón (2002), que apresenta pontos de confluência com o modelo de variação e mudança lingüística laboviano (LABOV, 1972; 1994; 2001). A articulação entre os dois modelos resulta em uma análise sócio-biolingüística, decorrente de uma abordagem evolutiva da mudança lingüística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Meister Ko. Freitag, UFS

Professora vice-coordenadora do curso de Letras do Campus Universitário Prof. Alberto Carvalho da Universidade Federal de Sergipe. Dentre outros, publicou, em co-autoria com Edair Gorski e Maria Alice Tavares, o capítulo “Restrições de natureza cognitivo-comunicativa: marcação vs. expressividade retórica em fenômenos variáveis” no livro Português Brasileiro II: contato lingüístico, heterogeneidade e história; e o artigo, “O papel da freqüência de uso na gramaticalização de acho (que) e parece (que) marcadores de dúvida na fala de Florianópolis”, na revista Veredas v. 7, n. 1.

Downloads

Publicado

2008-12-30

Como Citar

Freitag, R. M. K. (2008). Uma proposta de abordagem evolutiva para a mudança lingüística. Gragoatá, 13(25). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33146

Edição

Seção

Artigos de Linguagem