Narrativas, rostos e manifestações do pós-colonialismo moçambicano nos romances de João Paulo Borges Coelho

Autores

  • Sheila Kahn Universidade do Minho, Portugal

Palavras-chave:

Memória. Narrativa. Póscolonialismos. História e ficção

Resumo

O pós-colonialismo de expressão em língua portuguesa tem sido assumido como elemento hegemónico, no pensamento e diálogo entre as várias ex-colónias portuguesas em África. Contudo, no meu entender, é urgente retomar epistemologicamente a questão pós-colonial, equacionando-a, de um modo contextualizado, aos loci culturais, idiossincráticos, históricos e sociais do objecto de trabalho. No presente artigo, pretendo desafiar a anterior hegemonia, ao propor que existe, indubitavelmente, um pós-colonialismo moçambicano, ainda que de língua portuguesa. Este esforço de romper muros, de compilar e analisar narrativas, memórias e manifestações de um caminhar póscolonial moçambicano pode ser comprovado com os romances de João Paulo Borges Coelho, nomeadamente, As visitas do Dr Valdez, Crónica da Rua 513.2 e, mais recentemente, com Campo de trânsito. Resta-nos, então, partindo de uma leitura e análise contextualizadas, reflectir sobre que trilhos, margens, memórias e rostos emergiram de um Moçambique que caminhou ao encontro da sua nação, tão como sonhada e almejada pelo poeta José Craveirinha.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sheila Kahn, Universidade do Minho, Portugal

Pós-Doutoranda nas Universidades de Manchester e Coimbra, com projecto de investigação coordenado pelas Professoras Hilary Owen (Un. Manchester) e Paula Meneses (CES, Un. Coimbra). É Investigadora Associada no CICS na Universidade do Minho. Dentre suas publicações, destacam-se os artigos: Are we all post-colonial? A Socio-Literary Reading of Crónica do Tempo’, Paulo de Medeiros (ed.), Postcolonial Theory and Lusophone Literatures. Universiteit Utrecht, Utrecht Portuguese Studies Series, pp. 79-97, 2007; Velhas Margens, Novos Centros em ‘Ventos do Apocalipse’ de Paulina Chiziane’. Revista Teia Literária, PUC/RJ, Brasil, 119-131, 2007; Identidades sem chão. Imigrantes Afro-Moçambicanos: Narrativas de Vida e Identidade, e Percepções de um Portugal pós-colonial’. Luso-Brazilian Review, 43:2. University of Wisconsin: 1-26, 2006.

Downloads

Publicado

2008-06-30

Como Citar

Kahn, S. (2008). Narrativas, rostos e manifestações do pós-colonialismo moçambicano nos romances de João Paulo Borges Coelho. Gragoatá, 13(24). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33164