O papel das línguas africanas na formação do português brasileiro: (mais) pistas para uma nova agenda de pesquisa

Autores

  • Charlotte Galves UNICAMP

Palavras-chave:

Formação do português brasileiro. Português africano. Contato lingüístico. Deriva lingüística. Línguas crioulas

Resumo

Este artigo levanta a questão do papel das línguas africanas na formação do português brasileiro. Mostra como trabalhos recentes sobre o português falado, na África, como segunda língua, e a comparação de várias das suas características morfossintáticas, com a sintaxe das línguas bantu, sustentam empiricamente a tese da influência destas sobre o desenvolvimento do português do Brasil, uma vez que ele apresenta estas mesmas características. Argumenta que estas análises fornecem pistas para estudar o desenvolvimento histórico do português na África e no Brasil, usando textos escritos nessa língua por africanos. Enfim, traz alguns argumentos contra a hipótese da deriva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Charlotte Galves, UNICAMP

É professora do Departamento de Lingüística da Unicamp. É doutora em lingüística portuguesa pela Universidade Paris IV. Sua área central de atuação é a sintaxe do português, no quadro da Teoria da Gramática Gerativa, com ênfase na comparação do português europeu e do português brasileiro, e na história da língua em Portugal e no Brasil. Desde 1998, coordena a elaboração do Corpus Anotado do Português Histórico Tycho Brahe (http:// www.ime.usp.br/~tycho/corpus). Em 2001 publicou o livro Ensaios sobre as gramáticas do português, pela Editora da Unicamp. Desde 2006, vem integrando a questão do contato com as línguas africanas à sua pesquisa sobre a história do português. Outros aspectos importantes da sua atuação são o papel da interface sintaxe/fonologia na mudança lingüística, a modelagem probabilística do ritmo na escrita, e a lingüística de corpus.

Downloads

Publicado

2008-06-30

Como Citar

Galves, C. (2008). O papel das línguas africanas na formação do português brasileiro: (mais) pistas para uma nova agenda de pesquisa. Gragoatá, 13(24). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33165