O papel das línguas africanas na formação do português brasileiro: (mais) pistas para uma nova agenda de pesquisa
Palavras-chave:
Formação do português brasileiro. Português africano. Contato lingüístico. Deriva lingüística. Línguas crioulasResumo
Este artigo levanta a questão do papel das línguas africanas na formação do português brasileiro. Mostra como trabalhos recentes sobre o português falado, na África, como segunda língua, e a comparação de várias das suas características morfossintáticas, com a sintaxe das línguas bantu, sustentam empiricamente a tese da influência destas sobre o desenvolvimento do português do Brasil, uma vez que ele apresenta estas mesmas características. Argumenta que estas análises fornecem pistas para estudar o desenvolvimento histórico do português na África e no Brasil, usando textos escritos nessa língua por africanos. Enfim, traz alguns argumentos contra a hipótese da deriva.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.