Agruras da ficção contemporânea

Autores

  • Silvia Regina Pinto UERJ

Palavras-chave:

Filosofia. Ficção. Crise. Identidade. Utopia

Resumo

No mundo atual, marcado por uma transformação radical das coisas, afloram crises, talvez sem precedentes, para todas as áreas de atividade, mexendo com a cultura, com a estética, com os valores éticos, com as noções de espaço e tempo, com as relações entre o público e o privado, trazendo sérias questões políticas e complexos problemas para o próprio pensamento. Este ensaio pretende mostrar como o discurso ficcional contemporâneo vem tematizando e discutindo sua própria estranheza, tentando uma reconciliação entre linguagem e realidade, no esforço incansável para um confronto do ser humano com um “outro” que é ele mesmo, deixando claro que, muitas vezes, a ficção torna-se necessária para que o real exista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Regina Pinto, UERJ

Professora-Adjunta do Departamento de Cultura Brasileira, Teoria da Literatura, Literatura Brasileira e Literatura Comparada, Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), atuando na Graduação, no Mestrado em Literatura Brasileira e no Doutorado em Literatura Comparada. Doutorou-se em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Desenvolve pesquisas na linha: “Perspectivas filosóficas da teoria da literatura”, trabalhando os seguintes temas: teoria da literatura, filosofia, literatura e ficção, em perspectivas contemporâneas. Suas mais recentes publicações englobam “A performance do lobo”, In: Paisagens ficcionais: perspectivas entre o eu e o outro, org. VALLADARES, Henriqueta do Coutto Prado, Rio de Janeiro: 7 Letras, 2007, p.91-106, e, “Le réalisme dans la fiction brésilienne contemporaine“, palestra proferida na Sorbonne, em 17 de janeiro de 2008, atualmente em edição, a ser publicada pela revista do CREPAL (Centre de Recherches sur les Pays Lusophones, Sorbonne - Paris 3).

Downloads

Publicado

2008-06-30

Como Citar

Pinto, S. R. (2008). Agruras da ficção contemporânea. Gragoatá, 13(24). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33166