Condicionais reportadas e flexibilidade de ponto de vista

Autores

  • Lilian Ferrari UFRJ

Palavras-chave:

Condicionais. Discurso reportado. Ponto de vista

Resumo

Este trabalho propõe uma nova perspectiva de investigação das construções condicionais no português brasileiro. Com base na teoria dos espaços mentais, a análise mostra que a noção tradicionalmente aceita de uniformidade de postura epistêmica em construções condicionais precisa ser revista para explicar os casos de condicionais encaixadas no discurso indireto que podem não apresentar a referida uniformidade. Argumentase que primitivos discursivos tais como Base, Ponto de Vista e Foco podem fundamentar uma explicação unificada tanto para os casos em que a postura epistêmica se mantém a mesma na prótase e na apódose, como também para os casos de ruptura, em que prótase e apódose exibem posturas epistêmicas diferentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lilian Ferrari, UFRJ

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), mestrado em Lingüística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), doutorado em Lingüística pela University of Southern California/ Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) e pós-doutorado na University of California, Berkeley. Atualmente é professora do Departamento de Lingüística e do Programa de Pós-Graduação em Lingüística da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Cognitiva, atuando principalmente nos seguintes temas: construções condicionais, dêixis, discurso reportado e subjetividade.

Downloads

Publicado

2007-12-30

Como Citar

Ferrari, L. (2007). Condicionais reportadas e flexibilidade de ponto de vista. Gragoatá, 12(23). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33180

Edição

Seção

Artigos de Linguagem