Condicionais reportadas e flexibilidade de ponto de vista
Palavras-chave:
Condicionais. Discurso reportado. Ponto de vistaResumo
Este trabalho propõe uma nova perspectiva de investigação das construções condicionais no português brasileiro. Com base na teoria dos espaços mentais, a análise mostra que a noção tradicionalmente aceita de uniformidade de postura epistêmica em construções condicionais precisa ser revista para explicar os casos de condicionais encaixadas no discurso indireto que podem não apresentar a referida uniformidade. Argumentase que primitivos discursivos tais como Base, Ponto de Vista e Foco podem fundamentar uma explicação unificada tanto para os casos em que a postura epistêmica se mantém a mesma na prótase e na apódose, como também para os casos de ruptura, em que prótase e apódose exibem posturas epistêmicas diferentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.