A literatura, hoje: crônica de uma morte anunciada
Palavras-chave:
Morte da literatura. Teoria literária. História da literaturaResumo
Examinada sob uma perspectiva histórica, a questão da possível morte da literatura no momento contemporâneo deve ser entendida tanto no contexto da Era da Teoria, período que vai de meados da década de sessenta aos inícios da década de noventa, como no contexto das mudanças culturais, econômicas, sociais e tecnológicas dos últimos quarenta anos. Afetada a partir do interior do campo literário por uma vigorosa teorização iconoclasta que colocou em xeque os conceitos de autor, texto, leitor e arte, e a partir de mudanças históricas externas que abalaram seus suportes institucionais, a literatura como instituição dá sinais de progressivo enfraquecimento. Nos últimos dez anos, contudo, questionamentos alternativos sugerem que a afirmação da morte do literário pode ter sido precipitada, dada a sua relevância social e cultural no momento contemporâneo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.