Romances híbridos e crítica ficcional na narrativa contemporânea latino-americana: o caso de Roberto Bolaño

Autores

  • Rafael Eduardo Gutiérrez Giraldo PUC-Rio

Palavras-chave:

Literatura latino-americana contemporânea, Roberto Bolaño, Romances hí¬bridos, Crítica ficcional

Resumo

O artigo apresenta uma tendência da narrativa latino-americana contemporânea que consiste na mistura de gêneros e no uso da crítica literária ficcional na construção de romances e livros de contos híbridos. Tomando como estudo de caso a obra do escritor chileno Roberto Bolaño (1953-2003), o artigo mostra as principais características deste tipo de narrativa e faz um paralelo com outros exemplos recentes de escritores da Améri­ca Latina. Finalmente propõe algumas hipóteses teóricas para tentar situar o fenômeno na tradição literária latino-americana, e analisa sua relação com as transformações recentes no campo das humanidades e das ciências sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Eduardo Gutiérrez Giraldo, PUC-Rio

Mestre em Literatura Latino-americana pela Universidade Javeriana de Bogotá (Colômbia), é Doutorando em Estudos de Literatura da PUCRio. Sua área principal de pesquisa é a literatura latino-americana contemporânea. Atualmente realiza sua tese de doutorado sobre a obra do escritor chileno Roberto Bolaño e trabalha como pesquisador do Núcleo de Estudos de Lite­ratura Latino-americana da PUCRio.

Downloads

Publicado

2007-06-30

Como Citar

Giraldo, R. E. G. (2007). Romances híbridos e crítica ficcional na narrativa contemporânea latino-americana: o caso de Roberto Bolaño. Gragoatá, 12(22). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33200