"O enteado", de Saer: uma percepção poética da Conquista Hispânica Americana

Autores

  • Danilo Luiz Carlos Micali UNESP

Palavras-chave:

Saer, O enteado, Canibalismo, Identidade, Alteridade

Resumo

Em O enteado (2002), de Juan José Saer, um ve­lho narrador conta a sua história. Quando jovem grumete, presenciou o ataque e o massacre da tripulação do barco em que viajava na região do Rio da Prata. Como único sobrevivente, é pratica­mente adotado pelos mesmos índios, sem saber ao certo a razão de ter sido poupado. Assim, esse livro promove um debate sobre a Conquista Hispânica da América, do ponto de vista particular de um narrador que constrói poeticamente a sua visão daquele passado, que não diz respeito a nenhum fato histórico preciso. Mas, enquanto a historicida­de desse texto transparece nas suas entrelinhas, a sua imanente poesia define o seu aspecto de prosa poética, senão de narrativa poética, traços que apontam para um possível hibridismo literário nesse romance.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danilo Luiz Carlos Micali, UNESP

É aluno do curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da UNESP – Araraquara, onde também obteve o título de Mestre em Estudos Literários (2003). Desenvolve o projeto de pesquisa em teoria literária e literatura comparada, intitulado “O Narrador e a Construção da ficcionalidade em romances de Calvino, Saer, Ubaldo Ribeiro e Bernardo Carvalho”. O autor publicou artigos em Anais de congressos.

Downloads

Publicado

2007-06-30

Como Citar

Micali, D. L. C. (2007). "O enteado", de Saer: uma percepção poética da Conquista Hispânica Americana. Gragoatá, 12(22). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33203