Textualidade, imagem e mestiçagem na crônica de Guamán Poma
Palavras-chave:
Crônicas da conquista, Iconografia da conquista, Literatura do PeruResumo
Felipe Guamán Poma de Ayala (1526?-1615) é o cronista andino, autor de Nueva Crônica y buen gobierno, cujo texto reproduz, entre outros, os processos críticos de identidade, resultado dos acontecimentos históricos da América a partir do século XVI. A crônica envolve um interdiscurso entre tradição oral da língua materna e literalidade em segunda língua, mas recorre também à tradição iconográfica andina, como parte dos conflitos desta identidade. Consciente do irreversível das mudanças pelas quais passavam as sociedades andinas, o cronista índio decide formular por escrito o que conhece ‘de oídas’, o que recolhe à maneira de um ‘etnógrafo’, o que lê nas crônicas espanholas e o seu próprio testemunho sobre os acontecimentos e seus antecedentes históricos. O texto escrito está acompanhado de desenhos que o ilustram, o que dá um caráter iconográfico especial ao documento.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.