Ordenação dos advérbios qualitativos em “–mente” no português escrito no Brasil nos séculos XVIII e XIX

Autores

  • Mário Eduardo Martelotta UFRJ

Palavras-chave:

advérbio, ordenação, gramaticalização, mudança lingüística

Resumo

Este trabalho consiste em uma análise da ordenação que caracteriza os advérbios qualitativos em -mente, em cartas escritas no Brasil nos séculos XVIII e XIX. O objetivo é demonstrar o gradual desaparecimento, que se dá do século XVIII para o século XIX, da tendência que esses advérbios possuem de se colocar antes do verbo, já detectada em fases anteriores da evolução do português.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mário Eduardo Martelotta, UFRJ

Doutor em Lingüística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), onde atua como professor. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Teoria e Análise Lingüística e Lingüística Histórica, pesquisando, principalmente, os seguintes temas: funcionalismo, mudança lingüística, gramaticalização, ordenação vocabular e advérbio. Mais recentemente publicou: Lingüística funcional: teoria e prática. Rio e Janeiro: DP&A, 2003 (em co-autoria); Gramaticalização. Rio de Janeiro: Faculdade de Letras UFRJ, 2004 (em co-autoria).

Downloads

Publicado

2006-12-30

Como Citar

Martelotta, M. E. (2006). Ordenação dos advérbios qualitativos em “–mente” no português escrito no Brasil nos séculos XVIII e XIX. Gragoatá, 11(21). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33211

Edição

Seção

Artigos de Linguagem