Ordenação dos advérbios qualitativos em “–mente” no português escrito no Brasil nos séculos XVIII e XIX

Autores

  • Mário Eduardo Martelotta UFRJ

Palavras-chave:

advérbio, ordenação, gramaticalização, mudança lingüística

Resumo

Este trabalho consiste em uma análise da ordenação que caracteriza os advérbios qualitativos em -mente, em cartas escritas no Brasil nos séculos XVIII e XIX. O objetivo é demonstrar o gradual desaparecimento, que se dá do século XVIII para o século XIX, da tendência que esses advérbios possuem de se colocar antes do verbo, já detectada em fases anteriores da evolução do português.

Downloads

Biografia do Autor

  • Mário Eduardo Martelotta, UFRJ
    Doutor em Lingüística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), onde atua como professor. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Teoria e Análise Lingüística e Lingüística Histórica, pesquisando, principalmente, os seguintes temas: funcionalismo, mudança lingüística, gramaticalização, ordenação vocabular e advérbio. Mais recentemente publicou: Lingüística funcional: teoria e prática. Rio e Janeiro: DP&A, 2003 (em co-autoria); Gramaticalização. Rio de Janeiro: Faculdade de Letras UFRJ, 2004 (em co-autoria).

Downloads

Publicado

2006-12-30

Edição

Seção

Artigos de Linguagem

Como Citar

Ordenação dos advérbios qualitativos em “–mente” no português escrito no Brasil nos séculos XVIII e XIX. (2006). Gragoatá, 11(21). https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33211