Correlações função-forma em dois períodos do século XX: indícios de especialização funcional

Autores

  • Maria Alice Tavares UFRN

Palavras-chave:

correlações função-forma, conectores, gramaticalização

Resumo

Como resultado de seus processos de gramaticalização, os conectores e, aí e então possuem funções sobrepostas no português brasileiro. À luz do suporte teórico da lingüística funcional, este artigo focaliza os padrões de correlação entre e, aí e então e três dessas funções: seqüenciação textual, seqüenciação temporal e introdução de efeito. Os dados são oriundos das seguintes fontes: (i) As vinhas da ira, romance escrito por John Steinbeck em 1939, cuja tradução brasileira, datada de 1940, apresenta marcas do dialeto usado nos anos trinta pelas classes populares do estado do Rio Grande do Sul; (ii) 48 entrevistas provenientes do Banco de Dados VARSUL, que foram coletadas ao longo da última década do século XX. Os resultados, obtidos através de análise quantitativa, revelam que e, aí e então intercalam-se na codificação da seqüenciação textual, da seqüenciação temporal e da introdução de efeito na primeira e na segunda metade do século XX. Contudo, há evidências de mudanças nos padrões de correlação função-forma: na década de trinta, e então são muito menos utilizados para codificar algumas das funções em tela do que na década de noventa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Alice Tavares, UFRN

Doutora em Lingüística pela Universidade Federal de Santa Catarina, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Lingüística , com ênfase em Teoria e Análise Lingüística. Entre suas publicações mais recentes, encontram-se: Abordagem sociofuncionalista da mudança em tempo aparente. Revista do GELNE, v.6, nº1, João Pessoa, 2005, p.91-110; Então inferidor como marca de constituição da subjetividade e da instaciação de sentidos na entrevista sociolingüística. D.E.L.T.A., v20, nº1, São Paulo, 2004, p.77-95.

Downloads

Publicado

2006-12-30

Como Citar

Tavares, M. A. (2006). Correlações função-forma em dois períodos do século XX: indícios de especialização funcional. Gragoatá, 11(21). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33213

Edição

Seção

Artigos de Linguagem