Conjunções lexicais e gramaticais: o caso de “por causa de”

Autores

  • Maria da Conceição Auxiliadora de Paiva UFRJ
  • Maria Luiza Braga UFRJ

Palavras-chave:

gramaticalização, conectores, relação causal

Resumo

Este artigo investiga a emergência da locução conjuntiva por causa (de) que no português do Brasil, baseando-se em um corpus constituído por dados coletados em 64 horas de entrevistas com falantes cariocas (Amostra 80). Inicialmente coteja as orações complexas formadas pela vinculação de uma oração efeito a uma oração de causa introduzida por porque, conectivo prototípico de causa, às orações que apresentam o SPrep por causa de com relação às seguintes variáveis: posição, transitividade e tempo do predicado verbal, tipo de informação introduzida pelo segmento de causa. A seguir, considera as orações encabeçadas por por causa (de) que mostrando que elas compartilham as propriedades exibidas tanto pelas orações prototípicas de causa quanto pelos SPrep por causa de: tendem a introduzir informação nova, a apresentar verbos de estado no presente do indicativo e a ocorrer pospostas. A diferença entre elas e as orações prototípicas concerne ao fato de que as orações com por causa de que são empregadas apenas no nível representacional enquanto que aquelas iniciadas por porque podem, também, estabelecer relações em dois outros níveis, o das relações epistêmicas e dos atos de fala.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria da Conceição Auxiliadora de Paiva, UFRJ

Doutora em Lingüística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Lingüística , com ênfase em Sociolingüística e Dialetologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: ordenação, função, cláusulas causais.

Maria Luiza Braga, UFRJ

Doutora em Linguistica pela University of Pennsylvania. Atualmente é professora titular da Faculdade de Letras da UFRJ. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Teoria e Análise Lingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: português do Brasil, gramaticalização, categorias cognitivas e orações de tempo.

Downloads

Publicado

2006-12-30

Como Citar

Paiva, M. da C. A. de, & Braga, M. L. (2006). Conjunções lexicais e gramaticais: o caso de “por causa de”. Gragoatá, 11(21). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33215

Edição

Seção

Artigos de Linguagem