Estrutura argumental e valência: a relação gramatical objeto direto
Palavras-chave:
estrutura argumental, objeto direto, tratamento escalarResumo
Este artigo focaliza a relação gramatical objeto direto, com o fim de analisar as diferentes manifestações discursivas desse elemento. A partir da análise, é proposto um tratamento gradiente dessa relação gramatical, através de uma escala que ordena os objetos diretos de acordo com o seu grau de prototipicidade. A pesquisa segue uma perspectiva funcionalista do estudo da língua, discutindo aspectos sintáticos, semânticos e pragmáticos do objeto direto e tomando as propriedades sintáticas como derivadas de propriedades semânticas e sintáticas do verbo a que o objeto direto está relacionado. Os dados empíricos correspondem a oito narrativas conversacionais extraídas do Corpus Discurso & Gramática: a língua falada e escrita na cidade de Natal.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.