Estrutura argumental e valência: a relação gramatical objeto direto

Autores

  • Maria Angélica Furtado da Cunha UFRN

Palavras-chave:

estrutura argumental, objeto direto, tratamento escalar

Resumo

Este artigo focaliza a relação gramatical objeto direto, com o fim de analisar as diferentes manifestações discursivas desse elemento. A partir da análise, é proposto um tratamento gradiente dessa relação gramatical, através de uma escala que ordena os objetos diretos de acordo com o seu grau de prototipicidade. A pesquisa segue uma perspectiva funcionalista do estudo da língua, discutindo aspectos sintáticos, semânticos e pragmáticos do objeto direto e tomando as propriedades sintáticas como derivadas de propriedades semânticas e sintáticas do verbo a que o objeto direto está relacionado. Os dados empíricos correspondem a oito narrativas conversacionais extraídas do Corpus Discurso & Gramática: a língua falada e escrita na cidade de Natal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Angélica Furtado da Cunha, UFRN

Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Suas publicações mais recentes são: Corpus Discurso &Gramática: a língua falada e escrita na cidade de Natal. Natal:EDUFRN, 1998 (org.); Procedimentos discursivos na fala de Natal. Natal:EDUFRN, 2000 (org.); Lingüística Funcional: teoria e prática. Rio de Janeiro:DP&A, 2003 (em co-autoria); Anais do X SEMINÁRIO DO GRUPO DE ESTUDOS DISCURSO & GRAMÁTICA. Natal:EDUFRN, 2006 (org.).

Downloads

Publicado

2006-12-30

Como Citar

Cunha, M. A. F. da. (2006). Estrutura argumental e valência: a relação gramatical objeto direto. Gragoatá, 11(21). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33218

Edição

Seção

Artigos de Linguagem