A gradação tipológica das construções de voz

Autores

  • Roberto Gomes Camacho UNESP

Palavras-chave:

voz passiva, voz impessoal, voz média, topicidade

Resumo

A caracterização tipológica da passiva envolve, segundo Givón, (1981), três domínios funcionais: atribuição de um tópico, impessoalização e detransitivização. O principal interesse deste trabalho é fornecer uma caracterização escalar e não discreta para as diferentes construções de voz disponíveis na gramática do português com base nesses três domínios funcionais.

Downloads

Biografia do Autor

Roberto Gomes Camacho, UNESP

Doutor em Lingüística e Língua Portuguesa pela UNESP, Campus de Araraquara, com estágio de Pós-Doutorado na Universidade de Amsterdã. É professor do Departamento de Estudos Lingüísticos e Literários da UNESP, campus de São José do Rio Preto. Atua como vice-coordenador do Grupo de Pesquisa em Gramática Funcional e como membro da equipe de pesquisadores do Projeto de Gramática do Português Falado nas áreas de Sociolingüística e Sintaxe Funcional. Publicou inúmeros artigos em revistas nacionais e internacionais, além de capítulos de livros em obras coletivas.

Downloads

Publicado

2006-12-30

Como Citar

Camacho, R. G. (2006). A gradação tipológica das construções de voz. Gragoatá, 11(21). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33221

Edição

Seção

Artigos de Linguagem