Ressonância e graus de transitividade na conversação espontânea em português

Autores

  • Maria Elizabeth Fonseca Saraiva UFMG

Palavras-chave:

ressonância, transitividade, subjetividade

Resumo

Este texto tem por objetivo examinar e quantificar o grau de transitividade (THOMPSON & HOPPER, 2001) de enunciados ressoantes, isto é: enunciados proferidos por interlocutores diferentes em que se estabelece uma relação de mapeamento tanto estrutural quanto lexical. A análise é norteada por princípios da abordagem funcionalista, em seu modelo norte-americano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Elizabeth Fonseca Saraiva, UFMG

Doutora em Letras pela UFMG, atua como professora dos cursos de graduação e pós-graduação na mesma universidade. Dentre outras publicações de sua autoria, destacam-se: Buscar menino no colégio: a questão do objeto incorporado em português (Ed. Pontes, 1997 ); Aspectos da gramática do português: uma abordagem funcionalista, Editora Mercado de Letras, 2001. Organizou, junto com Janice Helena C. Marinho, o livro Estudos da língua em uso: relações inter e intra-sentenciais, FALE/UFMG, 2005.

Downloads

Publicado

2006-12-30

Como Citar

Saraiva, M. E. F. (2006). Ressonância e graus de transitividade na conversação espontânea em português. Gragoatá, 11(21). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33222

Edição

Seção

Artigos de Linguagem