Aspectos semântico-cognitivos da intensificação
Palavras-chave:
intensificação, semântica cognitiva, metáforaResumo
O presente trabalho tem por objetivo focalizar, especificamente, os processos de intensificação no que se refere aos seus aspectos semântico-cognitivos. Para isso busca os subsídios teóricos da semântica cognitiva, segundo a qual a linguagem codifica os esquemas cognitivos estruturados a partir de nossa experiência com a realidade. Essa codificação reflete combinações metafóricas existentes entre domínios de natureza mais “concreta”, adquiridos do modo como conceitualizamos nossa relação com o mundo, e outros de natureza mais abstrata. Nessa perspectiva, admite-se que o recurso à intensificação, em boa medida, constitui uma construção metafórica, operada pelo estabelecimento de relações analógicas com noções oriundas de determinados conceitos de base mais “concreta”, como quantidade, tamanho/dimensão, localização (horizontal ou vertical), peso/força etc.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.