Aspectos semântico-cognitivos da intensificação

Autores

  • José Romerito Silva UnP

Palavras-chave:

intensificação, semântica cognitiva, metáfora

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo focalizar, especificamente, os processos de intensificação no que se refere aos seus aspectos semântico-cognitivos. Para isso busca os subsídios teóricos da semântica cognitiva, segundo a qual a linguagem codifica os esquemas cognitivos estruturados a partir de nossa experiência com a realidade. Essa codificação reflete combinações metafóricas existentes entre domínios de natureza mais “concreta”, adquiridos do modo como conceitualizamos nossa relação com o mundo, e outros de natureza mais abstrata. Nessa perspectiva, admite-se que o recurso à intensificação, em boa medida, constitui uma construção metafórica, operada pelo estabelecimento de relações analógicas com noções oriundas de determinados conceitos de base mais “concreta”, como quantidade, tamanho/dimensão, localização (horizontal ou vertical), peso/força etc.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Romerito Silva, UnP

Mestre em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e doutorando em Lingüística Aplicada pela mesma universidade. É professor do curso de Letras da Universidade Potiguar, em Natal e coordenador pedagógico da Escola Estadual Dr. Antônio de Souza, em Parnamirim, RN. Publicou: Comunicação e expressão I. Natal, RN:NAD/UnP, 2006, v. 1. e Comunicação e expressão II. Natal, RN: ENAD/UnP,2006, v.2.

Downloads

Publicado

2006-12-30

Como Citar

Silva, J. R. (2006). Aspectos semântico-cognitivos da intensificação. Gragoatá, 11(21). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33223

Edição

Seção

Artigos de Linguagem