Usos do verbo "ficar" no português do Brasil: classificação e análise

Autores

  • Ida Rebelo PUC-Rio
  • Paulo Osório Universidade da Beira Interior, Covilhã, Portugal.

Palavras-chave:

usos, funcionalismo, ficar, predicação, semântica

Resumo

O presente estudo propõe-se classificar e analisar os diferentes usos do verbo ficar, sob o ponto de vista semântico, à luz de um enquadramento funcional. A descrição efectuada nesta investigação respeita à variante brasileira do português.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ida Rebelo, PUC-Rio

Doutora em Linguística pela PUC-Rio. É professora na mesma instituição. Tem apresentado trabalhos em inúmeros congressos (no Brasil e no exterior) e tem feito conferências em diversas universidades, nomeadamente em Portugal. Publica, regularmente, em revistas da especialidade e é membro de projetos internacionais.

Paulo Osório, Universidade da Beira Interior, Covilhã, Portugal.

Doutor em Linguística Portuguesa, com pós-doutoramento na PUC-Rio na área de Letras – Estudos da Linguagem. É professor na Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal) e investigador, em Linguística Comparada, no Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa. É autor de livros e artigos (em Portugal e no estrangeiro) em revistas da especialidade. Tem proferido conferências em universidades portuguesas e estrangeiras (nomeadamente PUC-Rio; UFF; UFRJ; USP; Heidelberg; Bonn; Caracas, entre outras). Apresenta, regularmente, comunicações em congressos nacionais e internacionais.

Downloads

Publicado

2006-12-30

Como Citar

Rebelo, I., & Osório, P. (2006). Usos do verbo "ficar" no português do Brasil: classificação e análise. Gragoatá, 11(21). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33225

Edição

Seção

Artigos de Linguagem