Representação e intervenção: produção da subjetividade na linguagem
Palavras-chave:
representação, subjetividade, alteridade, cenografia, terrorismoResumo
Com base em declarações concedidas pelo presidente dos Estados Unidos da América, G. W. Bush, em entrevista realizada em 16 de setembro de 2001, precisamente cinco dias após o ataque terrorista ao World Trade Center, este artigo discute o duplo papel da linguagem – linguagem-representação e linguagem-intervenção – nas relações estabelecidas entre sujeito e mundo. Nosso interesse pela análise do referido texto se justifica pelo fato de Bush fazer referência a uma “cruzada” contra o inimigo, expressão inadequada que suscitou uma vigorosa reação da comunidade islâmica. O conceito de cenografia proposto por Maingueneau mostra-se produtivo para pensar a dimensão de intervenção da linguagem.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.