Um ethos para Hércules: considerações sobre a produção dos sentidos no tratamento editorial de textos

Autores

  • Luciana Salazar Salgado UNICAMP

Palavras-chave:

autoria, edição de textos, discursividade, ethos

Resumo

Muitos projetos editoriais têm investido na compreensão da autoria, de seu processo de constituição: no tratamento editorial de textos, dá-se, na matéria textual que irá a público, uma espécie de debate sobre as idéias e seu arranjo, uma interlocução que se registra no corpo do original, propondo correções, mudanças, questões diversas. Entendido no âmbito da discursividade, esse trabalho editorial se faz em manobras lingüísticas reveladoras do quanto, nessa altura, o texto está em construção. Embora se tenha estruturado como versão final, ao passar por essa leitura/co-enunciação, ele se move – às vezes em novas direções, às vezes tornando contundentes certos traços, ou abrindo mão de outros. Com base nisso, considero a noção de ethos para a qual “o texto não é para ser contemplado, ele é uma enunciação voltada para um co-enunciador que é necessário mobilizar para fazê-lo aderir ‘fisicamente’ a um certo universo de sentido” (Maingueneau, 2005a) e analiso excertos de tratamento editorial de uma versão dos Doze Trabalhos de Hércules, nos quais alterações sutis da cenografia discursiva necessariamente alteram o ethos que dela participa, matizando o mito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Salazar Salgado, UNICAMP

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Lingüística da Unicamp. Publicou: A inclusão personalizada, in Antas Jr., Dowbor & Silva (orgs), Desafios do consumo, São Paulo: Vozes, 2006; A interlíngua de ‘Atrás da catedral de Ruão’, Critica & Companhia, ano II, 2006; Um acontecimento discursivo sobre a terra, in Fernandes & Santos (orgs.), AD: objetos literários e midiáticos, Goiânia: Trilhas Urbanas, 2006; A jurisdição semântica de uma teoria que vai parar na escola”, Estudos Lingüísticos, v. 34, 2005; Um discurso da terra, um acontecimento, in Ave Palavra, Alto Araguaia, v. 1, n. 5, 2004.

Downloads

Publicado

2006-12-30

Como Citar

Salgado, L. S. (2006). Um ethos para Hércules: considerações sobre a produção dos sentidos no tratamento editorial de textos. Gragoatá, 11(21). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33232

Edição

Seção

Artigos de Linguagem