Interaction, ratés de l’intercompréhension et identité professionnelle: traces discursives du social
Palavras-chave:
interação, análise da conservação, identidade profissional, saberes implícitosResumo
Interação, falhas de intercompreensão e identidade profissional: traços discursivos do social
Depois de fazer um breve histórico do paradigma interacional nas ciências da linguagem, pretende- se demonstrar neste artigo a utilidade de se tomar como apoio para a análise interacional as pistas discursivas deixadas pelas “falhas na intercompreensão”. Uma tal falha revela a nãocoincidência das expectativas dos interlocutores e da interpretação que eles fazem daquilo que lhes é dito em uma dada situação. Dois relatórios de atividades produzidos durante uma reunião de trabalho numa maternidade quebequense são analisados. Os resultados mostram que a falha na intercompreensão deve-se, nessa situação, ao fato de que a locutora produtora dos relatórios – uma futura “parteira” ainda em formação – não possui o saber implícito compartilhado pelas parteiras efetivas e, por essa razão, não consegue selecionar adequadamente os elementos que devem constar do relatório. Essa apropriação incompleta do saber implícito é sinal de uma identidade profissional em processo de aquisição.
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