“Linguagem da pintura”: que linguagem?

Autores

  • Olga Guerizoli-Kempinska PUC-Rio

Palavras-chave:

linguagem da pintura, estruturalismo, jogos de linguagem

Resumo

Este ensaio consiste numa reflexão sobre dois sentidos possíveis da noção de “linguagem da pintura”, noção que tornou-se um conceito-chave no século XX e que resulta fundamental para o discurso crítico sobre as artes visuais. O contraste entre duas visões de linguagem: a estruturalista e a wittgensteiniana, constitui a oportunidade para perguntar-se pelo possível caráter operacional de uma e/ou da outra no domínio da reflexão sobre a pintura.

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Biografia do Autor

Olga Guerizoli-Kempinska, PUC-Rio

Doutoranda do Programa de História Social da Cultura da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e mestre em Filologia Francesa pela Universidade Jagellonica (Cracóvia, Polônia), com uma dissertação sobre o silêncio na poesia simbolista de Oskar V. de L. Milosz. Desenvolve atualmente pesquisa sobre o silêncio na pintura de P. Cézanne e na poesia de S. Mallarmé.

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Publicado

2006-06-30

Como Citar

Guerizoli-Kempinska, O. (2006). “Linguagem da pintura”: que linguagem?. Gragoatá, 11(20). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33241

Edição

Seção

Artigos de Literatura