Nova instabilidade e simetria: crítica e autocrítica do neobarroco

Autores

  • Joca Wolff Unisul

Palavras-chave:

barroco, neobarroco, concretismo, vanguarda, instabilidade

Resumo

O ensaio propõe uma leitura do neobarroco a partir das obras de três de seus principais poetas-pensadores, o brasileiro Haroldo de Campos, o franco-cubano Severo Sarduy e o argentino Arturo Carrera. Objetivando fazer uma crítica da controvertida categoria, o texto investiga a larga reflexão de Sarduy sobre as origens do barroco, paralelamente a sua incidência contemporânea, bem como propõe uma interpretação da poética de Carrera enquanto uma leitura paradoxal e diferida do neobarroco, com início nos anos 70, enquanto fiel discípulo de Haroldo e Sarduy, até a atualidade, através de um “simplismo deliberado” que viria a se transformar em sua marca pessoal. Além disso, o trabalho faz um resgate do emprego pioneiro da expressão nos primórdios do movimento concretista brasileiro, em meados da década de 50.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joca Wolff, Unisul

Doutor em Teoria Literária pela UFSC e professor de Comunicação Social da Unisul. Publicou a biografia Mario Avancini. Poeta da pedra (1966), o ensaio Julio Cortázar. A viagem como metáfora produtiva (1998) e a coletânea de poemas Pateta em Nova Yorque (2002).

Downloads

Publicado

2006-06-30

Como Citar

Wolff, J. (2006). Nova instabilidade e simetria: crítica e autocrítica do neobarroco. Gragoatá, 11(20). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33243

Edição

Seção

Artigos de Literatura