La modernidad y un planteamiento escueto del debate posmoderno
Palavras-chave:
modenidade, projeto social, identidades epocaisResumo
A modernidade e uma breve explanação sobre o debate pós-moderno
Depois de reconhecer as dificuldades encontradas para defini-la, a modernidade é conceituada, na primeira parte do artigo, com base em três eixos. O primeiro refere-se à modernidade como uma época. O segundo permite pensar a relação entre o novo tempo – tempo moderno – e a contemporaneidade. Dentro dessa ótica, o chamado “espírito de época” (Zeitgheist) tem um papel crucial. O terceiro eixo está centrado na subjetividade e se relaciona com a idéia das identidades epocais. Na segunda parte, o texto procura – a partir de um ponto de vista teórico – estabelecer dimensões para uma abordagem do moderno, visto como um projeto, uma concepção de sociedade. Refere-se também ao modus operandi das manifestações coletivas consolidadas nas últimas décadas (como, por exemplo, o feminismo). Na parte final indicam- se, de forma breve, alguns elementos do debate sobre a caracterização de nossa contemporaneidade, destacando-se a perspectiva pós-moderna.
---
Artigo em espanhol.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.