Percursos da memória em textos das literaturas africanas de língua portuguesa

Autores

  • Maria Nazareth Soares Fonseca PUC-Minas

Palavras-chave:

memória, esquecimento, literaturas africanas, "lugares de memória"

Resumo

Este trabalho propõe discutir, tomando como ponto de partida reflexões sobre a obsessão pela memória vista como uma característica da época atual, arranjos efetuados por alguns textos das literaturas africanas de língua portuguesa como forma de recuperar dados das tradições orais. No desenvolvimento da discussão são citados comportamentos gerados pela globalização, particularmente os que ampliam a necessidade de ver e de exibir, e analisados diversos significados produzidos pelo conceito "lugares de memória ", cunhado por Pierre Nora em 1984, com os quais se procura compreender conflitos característicos de uma época que luta por preservar vestígios do que não mais existe. O texto procura ainda discutir os modos como as literaturas africanas de língua portuguesa vêm sendo recebidas como suportes da memória espontânea e como referência a lugares que convivem com práticas sociais marcadas pela força da voz e com um processo veloz de transformação dessas práticas, que, acolhidas pela literatura, podem se mostrar como resistência ao completo desaparecimento do que nos resta de reserva de memórias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Nazareth Soares Fonseca, PUC-Minas

Professora Adjunta do Programa de Pós-graduação em Letras da PUC-Minas. Coordenadora da área de Literaturas Africanas de Lingua Portuguesa. Pesquisadora do CNPq. Organizadora do livro Brasil afro-brasileiro (2000) e co-organizadora de Poéticas afro-brasileiras (2003). Autora de capítulos de livros e artigos sobre as literaturas africanas de língua portuguesa e cultura/literatura afro-brasileira, publicados no Brasil e no exterior.

Downloads

Publicado

2005-12-30

Como Citar

Fonseca, M. N. S. (2005). Percursos da memória em textos das literaturas africanas de língua portuguesa. Gragoatá, 10(19). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33254

Edição

Seção

Artigos de Literatura