A máscara do texto - duas obras de Pepetela

Autores

  • Elizabeth Robin Zenkner Brose URCAMP

Palavras-chave:

narrativas, literaturas lusófonas, Pepetela

Resumo

A gloriosa família e Lueji, obras do escritor angolano Pepetela, utilizam-se de estratégias literárias específicas para contar dois momentos da história de Angola: uma época anterior à colonização portuguesa e uma fase posterior, em que transitam diversas nacionalidades com o objetivo de ocupar a região. As duas obras literárias multiplicam as possibilidades de percepção de um evento através de seus narradores. Eles compõem uma instância literária pluralizada: ora a do contador ou a do narrador das viagens, ora o onisciente ou o testemunhal. A combinação de tais instâncias coloca em diálogo os espaços da história brasileira, da literatura latino-americana, das narrativas européias e da oralidade angolana. Tal estratégia tem por função a reorganização das narrativas de viagem e da oralidade com o intuito de gerar uma escrita literária nova para tratar de uma perspectiva inusitada: a relação igualitária entre os povos que construíram o universo de língua portuguesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizabeth Robin Zenkner Brose, URCAMP

Doutora em Letras pela PUCRS, é professora da URCAMP. Publicou Os sertões e os jagunços: memórias de guerra (lN: GOMES, Ginia (org). Euclides da Cunha: literatura e história) e A gloriosa família - tramas da memória de um escravo (Cadernos do Centro de pesquisas Literárias da PUCRS).

Downloads

Publicado

2005-12-30

Como Citar

Brose, E. R. Z. (2005). A máscara do texto - duas obras de Pepetela. Gragoatá, 10(19). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33255

Edição

Seção

Artigos de Literatura