A máscara do texto - duas obras de Pepetela
Palavras-chave:
narrativas, literaturas lusófonas, PepetelaResumo
A gloriosa família e Lueji, obras do escritor angolano Pepetela, utilizam-se de estratégias literárias específicas para contar dois momentos da história de Angola: uma época anterior à colonização portuguesa e uma fase posterior, em que transitam diversas nacionalidades com o objetivo de ocupar a região. As duas obras literárias multiplicam as possibilidades de percepção de um evento através de seus narradores. Eles compõem uma instância literária pluralizada: ora a do contador ou a do narrador das viagens, ora o onisciente ou o testemunhal. A combinação de tais instâncias coloca em diálogo os espaços da história brasileira, da literatura latino-americana, das narrativas européias e da oralidade angolana. Tal estratégia tem por função a reorganização das narrativas de viagem e da oralidade com o intuito de gerar uma escrita literária nova para tratar de uma perspectiva inusitada: a relação igualitária entre os povos que construíram o universo de língua portuguesa.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.