Le silence du language
Palavras-chave:
silence/silêncio, language/linguagem, littérature/literaturaResumo
Contre l'idée reçue que le silence est une réalité négative (une absence de paroles), on propose ici de le considérer comme une catégorie du langage à part entière. Mais à la différence d'autres approches qui ne rejettent pas le silence hors du langage (le moralisme classique, ia rhétorique, la linguistique pragmatique), on propose une approche poétique du problème, qui définit le silence comme ce qu'on ne sait pas entendre dans le langage, mais que la littérature permet de rendre manifeste.
-------------------------------------------------------------------------------------
O silêncio da linguagem
Propomo-nos, aqui, considerar o silêncio como uma categoria plena da linguagem, contrariamente à idéia preconcebida de que ele é uma realidade negativa (uma ausência de palavras). Ao contrário de outras abordagens, que não rejeitam o silêncio fora da linguagem (o moralismo clássico, a retórica, a lingüística pragmática), apresentamos uma abordagem poética do problema, que define o silêncio como aquilo que não sabemos ouvir na linguagem, mas que a literatura permite que se manifeste.
---
Artigo em Francês
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.