A função anagramática do nome próprio na escrita psicótica
Palavras-chave:
escrita psicótica, nomes próprios, identidade, psicanáliseResumo
Na lingüística, duas abordagens - a semântica e a pragmática - ressaltam respectivamente duas funções principais para o nome próprio: a de designação de um ser e a de interpelação de um sujeito para a enunciação. Na psicanálise, Lacan (Seminário A Identificação, inédito) marca uma outra propriedade do nome próprio: a de ser uma expressão definida, no sentido de que, em tomo da marca significante, um conjunto de possibilidades e determinações transforma-se num ato de decifração para o sujeito. A partir da consideração das três abordagens, formulo uma outra função para o nome próprio na escrita psicótica: a função anagramática, no sentido de que um nome pode conduzir silenciosamente a narrativa que um sujeito faz de si. No livro Denkwürdigkeiten eines Nervenkranken, Schreber (1903), internado no asilo para doentes mentais SONNENSTEIN, na Alemanha, narra sua experiência de transformação na mulher escolhida por Deus para criar uma nova raça. O nome do asilo exerce a função anagramática de significante-mestre em associação com o sobrenome GOTTLIEB de seu pai, permitindo a construção autobiográfica de uma metáfora delirante num esforço de tomar pública a experiência privada da psicose.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.